Sociedade

Comandante-geral da polícia exortado a combater amiguismo e corrupção

O ministro do Interior angolano exortou hoje o novo comandante-geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos, a “combater o amiguismo, a corrupção, a bajulação, o nepotismo e as intrigas no seio da corporação”. Eugénio Laborinho, que falava hoje durante a cerimónia de apresentação do novo comandante geral da PNA, na sede …

Comandante-geral da polícia exortado a combater amiguismo e corrupção Leia mais »

Angola determina cadastramento de animais selvagens em posse de entidades

O Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC) angolano determinou que entidades singulares ou coletivas criadoras de animais selvagens ou que os tenham como de estimação, entre macacos, chimpanzés, serpentes e cágados, devem cadastrá-los. Segundo uma nota informativa do INBC, a que a Lusa teve hoje acesso, a medida surge pela “necessidade de se reforçar …

Angola determina cadastramento de animais selvagens em posse de entidades Leia mais »

Angola tem 800 unidades de tratamento de VIH/Sida

Angola conta atualmente com 800 unidades de tratamento de VIH/Sida e está a “acelerar a transferência” dos serviços do Hospital Esperança, maior unidade de referência no tratamento de seropositivos, anunciou hoje o Governo. Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda, que falava hoje no final da visita efetuada ao Hospital …

Angola tem 800 unidades de tratamento de VIH/Sida Leia mais »

Professores angolanos iniciam greve para reivindicar atualização salarial

O Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino não Universitário (Sinptenu) angolano começou hoje a segunda fase da greve, que decorre até 26 de janeiro, para reivindicar atualização dos salários, anunciou fonte sindical. Segundo o secretário-geral do Sinptenu, Victor Gimbi, afirmando que a greve surge por “não haver boa vontade” do Ministério da Educação …

Professores angolanos iniciam greve para reivindicar atualização salarial Leia mais »

Julgamento de líder de movimento e 25 manifestantes marcado

O julgamento do líder do Movimento do Protetorado Português Lunda Tchokwe (MPPLT), José Mateus Zeca Mutchima, detido após os incidentes de Cafunfo, começa no dia 28 deste mês, na província da Lunda Norte, anunciou hoje o advogado. “Tem início (o julgamento) no dia 28 na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, mas Zeca Mutchima continua …

Julgamento de líder de movimento e 25 manifestantes marcado Leia mais »

Associações de taxistas angolanos acusadas de atos de agressão e ameaças

Cooperativas de taxistas de Angola queixaram-se de ameaças e agressões por parte das associações de taxistas que convocaram a paralisação de há uma semana em Luanda, por não terem aderido à greve, acusações que estas negam. A paralisação dos taxistas em Luanda, que ficou marcada por atos de vandalismo, foi promovida por três associações de …

Associações de taxistas angolanos acusadas de atos de agressão e ameaças Leia mais »

Gabriel García Márquez teve uma filha secreta com jornalista mexicana

O nobel da literatura deu o nome de Indira à menina em homenagem à primeira-ministra indiana assassinada em 1984. Fonte:Notícias ao Minuto  Há oito anos que o rumor pairava no ar e foi agora confirmado. Gabriel García Márquez teve uma filha com a jornalista mexicana Susana Cato, com quem colaborou em várias ocasiões. A informação …

Gabriel García Márquez teve uma filha secreta com jornalista mexicana Leia mais »

Autoridades investigam execução em plena luz do dia de cinco jovens em Luanda

O Serviço de Investigação Criminal de Angola (SIC) está a investigar a morte de cinco jovens, cujos corpos apareceram no sábado, no bairro Capalanga (município de Viana, Luanda), ensanguentados e com disparos de arma de fogo.Segundo um comunicado divulgado na página de Facebook do Ministério do Interior, três destes jovens foram encontrados com pistolas. O …

Autoridades investigam execução em plena luz do dia de cinco jovens em Luanda Leia mais »

Advogado diz que líder do Protectorado Lunda Tchokwe está entre a vida e a morte por incúria do Governo

O líder do “Movimento Protectorado Lunda Tchokwe” José Mateus Zecamutchima encontra-se internado no hospital Américo Boavida,  em Luanda, em “estado de saúde grave”.Zecamutchima foi transferido para àquela unidade hospitalar na noite da última sexta-feira (14), pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda (SIC), segundo denúncia o seu advogado de defesa, Salvador Freire. Óscar Ganga Em …

Advogado diz que líder do Protectorado Lunda Tchokwe está entre a vida e a morte por incúria do Governo Leia mais »

Julgamento de luso-angolano Carlos São Vicente marcado para 26 de Janeiro

O início do julgamento do empresário luso-angolano Carlos São Vicente, dono da AAA Seguros, está marcado para o dia 26 de janeiro, na 3.ª Secção Criminal do Tribunal da Comarca de Luanda, segundo fonte da defesa. O empresário, casado com Irene Neto, filha do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, está preso preventivamente desde setembro …

Julgamento de luso-angolano Carlos São Vicente marcado para 26 de Janeiro Leia mais »