Sociedade

TPA não paga salários a funcionários do novo canal há dois meses

A demissão do jornalista Hamilton Cruz da Televisão Pública de Angola (TPA) pode estar associada à falta de salários, soube o jornal “O Kwanza” de fonte segura.Ao que sabemos, os jornalistas da “TPA Notícias”, ultimo “rebento” da estação televisiva dirigida por Francisco Mendes, não beneficiaram, até ao momento, dos respectivos salários desde a sua admissão.Num post a 18 de Julho, Hamilton Cruz referiu que deixava o canal  “TPA Notícias” por questões editoriais.

Morreu o jornalista angolano Gustavo Costa, correspondente do Expresso

O jornalista angolano Gustavo Costa, correspondente do Expresso e colaborador do semanário angolano Novo Jornal, morreu na madrugada de sexta-feira, aos 63 anos, vítima de um AVC, anunciaram os dois meios de comunicação. Gustavo Costa nasceu em 1959 e iniciou-se no jornalismo na década de 1970, estreando-se no Jornal de Angola. Colaborava com o semanário Expresso desde 1989 e era também cronista do Novo Jornal, tendo passado igualmente pelo “JDM – Jornal Desportivo Militar” e pelo “Record”.

Acções de desminagem em Angola passam a ser comparticipadas pelos interessados

As ações de desminagem em Angola a cargo do Instituto Nacional de Desminagem vão passar a ser comparticipadas pelos interessados, com exceção dos casos em que tenham sido localizados engenhos explosivos. Segundo o decreto executivo conjunto esta quinta-feira consultado pela Lusa, empresas, entidades públicas ou cidadãos que “por iniciativa própria e para efeitos diversos, pretendam …

Acções de desminagem em Angola passam a ser comparticipadas pelos interessados Leia mais »

Governo de João Lourenço com dificuldades de saciar a sede de cidadãos na capital angolana

Centenas de cidadãos em Luanda percorrem há  mais de três semanas (ou mais) grandes distâncias à procura de água.
O facto acontece porque os bairros em que vivem estão privados do fornecimento de água pela EPAl, Empresa de Águas de Luanda.Moradores do Kilamba Kiax, Bairro Popular, Anangola, Rangel, Terra Nova, São Pedro da Barra e Petrangol estão afectados com a ausência de água nas suas torneiras, em casa, ou nos chafarizes nas suas zonas de residência.

Angolanos no Rio de Janeiro prometem trancar portas do consulado para forçar saída de Mateus de Sá Miranda

A comunidade angolana no Rio de Janeiro está do avesso. Ela tenciona encerrar, a cadeado, o Consulado Geral de Angola naquele Estado brasileiro manifestar o seu descontentamento relação de Mateus de Sá Miranda naquela missão diplomática.A contestação dos funcionários daquela missão diplomática à gestão de Mateus de Sá Miranda “contaminou”, agora, a comunidade, que reprova o trabalho que tem sido desenvolvido por aquele consulado.

Nata intelectual consternada com a morte do Jornalista e escritor angolano Dario de Melo

Morreu Dario de Melo, um intelectual de trato fino que dizia as verdades com frases abertas e que não deixava a verdade do poder sobrepor-se ao poder da verdade. Desapareceu um homem sincero, frontal, bondoso e cronista de humor refinado. O Jornalismo e a Literatura angolana ficam amputadas com o seu desaparecimento. Benguela, o seu berço-natal chora. O País está consternado! Mas os seus feitos e ensinamentos estarão sempre presentes na memória de todos os que com ele privaram em vida (…)

Angola referida em relatório sobre crimes rituais contra crianças

Angola é o único país africano de língua oficial portuguesa referenciado num relatório divulgado hoje pelo Fórum Africano de Políticas da Criança (ACPF, na sigla em inglês) sobre a prática de ataques relacionados com rituais contra crianças. No documento, “Revelando a Nossa Vergonha Oculta – Abordando Acusações de Feitiçaria e Ataques Rituais”, apresentado terça-feira numa …

Angola referida em relatório sobre crimes rituais contra crianças Leia mais »

Comandante da Policia Nacional na Huíla diz que jornalistas devem ser respeitados

O comandante provincial da Polícia Nacional de Angola na Huíla, Divaldo Martins, apelou aos militantes dos partidos políticos para respeitarem os jornalistas. Fonte: VOA Martins falava num encontro no Lubango para discutir a segurança dos jornalistas durante o período eleitoral. Recentemente registaram-se vários casos de ameaças e agressões a jornalistas noutras partes do país e …

Comandante da Policia Nacional na Huíla diz que jornalistas devem ser respeitados Leia mais »

Executivo angolano propõe reduzir custos para licenciamento de rádios

O Governo angolano sugeriu uma redução de 100 milhões de kwanzas no valor para o licenciamento de rádios, no âmbito da Proposta de Lei sobre o Exercício da Actividade de Radiodifusão. O documento tem sido discutido no Parlamento. Se a sugestão for aceite, o referido licenciamento descerá de 250 milhões de kwanzas para 150 milhões. …

Executivo angolano propõe reduzir custos para licenciamento de rádios Leia mais »

Comandante da Polícia Nacional morre a bordo de avião da TAAG

O comissário Eusébio da Costa, comandante provincial de Cabinda e delegado do Ministério do Interior morreu na madrugada desta sexta-feira a bordo de uma aeronave da TAAG. O avião, Boieng 777-300, n.DT653-D2TEJ, fazia a rota Lisboa-Luanda, e Eusébio da Costa saía de Portugal para  onde se deslocara em tratamento médico. As causas da sua morte …

Comandante da Polícia Nacional morre a bordo de avião da TAAG Leia mais »