CORTESIA

João Lourenço voltou a encontrar-se com José Eduardo dos Santos

O encontro acontece num momento em que se vão avolumando os rumores de que José Eduardo dos Santos permanece em Angola contra a sua vontade. O antigo chefe de Estado, desde que voltou, não fez qualquer intervenção pública.

Todavia, este encontro pode também ser visto como um apoio tácito de José Eduardo dos Santos a João Lourenço, o qual se prepara para enfrentar eleições em Agosto. Além disso, traduz-se numa mensagem de apelo à união para o interior do MPLA, o partido no poder.

O primeiro encontro desta natureza entre ambos havia ocorrido a 24 de Dezembro de 2021, tendo na altura sido justificado como um gesto de João Lourenço “dentro do espírito de celebração do Natal”.

José Eduardo dos Santos regressou a Angola a 14 de Setembro de 2022.  O ex-presidente havia-se ausentado do País em Abril de 2019 e ao longo desse período permaneceu quase sempre em Espanha.

A exceção foi uma estada no Dubai, entre Dezembro de 2020 e Abril de 2021, a qual serviu para dar apoio à filha primogénita, Isabel dos Santos, após esta ter perdido o marido, Sindika Dokolo, num acidente de mergulho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *