Política

Leia as principais notícias sobre política do Jornal O Kwanza. Acompanhe e fiscalize o que os políticos têm feito em Angola e no mundo.

João Lourenço falou com família de José Eduardo dos Santos

O presidente de Angola, João Lourenço, anunciou, através de uma publicação no Facebook, ter conversado com Ana Paula dos Santos, antiga primeira dama angolana e mulher de José Eduardo dos Santos. De acordo com a nota, a conversa foi feita por telefone em “gesto de solidariedade” na sequência da “deterioração do estado de saúde do …

João Lourenço falou com família de José Eduardo dos Santos Leia mais »

João Lourenço aprova 444,8 milhões de kwanzas para financiar campanhas

O presidente angolano aprovou o valor de 444,8 milhões de kwanzas (949 mil euros) para o financiamento público das campanhas eleitorais dos partidos políticos e coligações de partidos concorrentes às eleições gerais de agosto próximo, foi anunciado nesta sexta-feira Uma nota da Casa Civil do presidente da República hoje distribuída à imprensa refere que em …

João Lourenço aprova 444,8 milhões de kwanzas para financiar campanhas Leia mais »

União Europeia entre nove organizações convidadas para observar eleições angolanas

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana anunciou nesta sexta-feira que vai formular convites para observação eleitoral a nove organizações internacionais, nomeadamente a União Europeia (UE), União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, SADC e Centro Carter dos EUA. Fonte: Lusa Convites para observação das eleições gerais de Angola, convocadas para 24 de agosto, começam …

União Europeia entre nove organizações convidadas para observar eleições angolanas Leia mais »

FNLA e Partido Humanista entregam lista de deputados no Tribunal Constitucional

Na rota para as eleições gerais de 24 de Agosto, mais dois partidos políticos formalizaram esta quinta-feira  (23), os seus processos junto do Tribunal Constitucional. Na lista da FNLA, que tem como número 1 o seu presidente Nimi a Nsimbi, seguido de Benjamin Silva, a inclusão de Ngola Kabango, antigo presidente do partido é uma …

FNLA e Partido Humanista entregam lista de deputados no Tribunal Constitucional Leia mais »

José Eduardo dos Santos está nos cuidados intensivos de um hospital de Barcelona

 O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, encontra-se internado nos cuidados intensivos de uma unidade hospitalar em Barcelona, a cidade espanhola onde tem residido nos últimos tempos. A decisão foi motivada por um deterioramento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos e a sua situação é considerada muito grave, soube o Negócios.
Eduardo dos Santos, após uma estada em Angola, regressou no passado dia 7 de Março a Barcelona onde há vários anos recebe cuidados médicos.

João Lourenço manifesta desconforto devido a acusações de suborno a Bento Bento por empresário

João Lourenço está zangado com Bento Bento e quer, agora, evitar aparecer publicamente ao lado do mesmo devido as acusações de suborno feitas recentemente, nas Redes Sociais, pelo empresário Henrique Miguel (Riquinho). Tal descontentamento decorre do facto de Bento Bento ter dedicado uma boa parte do seu discurso no Icolo e Bengo a responder o empresário. João Lourenço entende as acusações feitas a Bento Bento são de fórum privado e ele não deveria envolver o MPLA.

Supostos militantes manifestam-se diante do TC para contestar lista de deputados pela UNITA

Algumas figuras de proa da UNITA não constam da lista de candidatos a deputados por opção própria. O jornal “O Kwanza” sabe que Lukamba Gato, Horácio Jujunvili e o general Numa, entre outros, abdicaram da candidatura ao Parlamento para injectar sangue novo do Galo Negro na “Casa das leis. Com a apresentação da sua lista …

Supostos militantes manifestam-se diante do TC para contestar lista de deputados pela UNITA Leia mais »

Adalberto Costa Júnior cabeça de lista da UNITA, Abel Chivukuvuku em número dois

A UNITA, maior partido da oposição angolana, submeteu, nesta terça-feira, ao Tribunal Constitucional a candidatura às eleições gerais de agosto, com Adalberto Costa Júnior como cabeça de lista e candidato a Presidente da República, e Abel Chivukuvuku para vice-presidente. Em declarações à imprensa, o secretário-geral da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), …

Adalberto Costa Júnior cabeça de lista da UNITA, Abel Chivukuvuku em número dois Leia mais »

Rui Falcão refuta acusação segundo a qual MPLA orienta coberturas dos órgãos de Comunicação Social públicos

O porta-voz do MPLA, Rui Falcão, negou, na última segunda-feira, que o seu partido direciona os órgãos de Comunicação Social públicos nas suas coberturas noticiosas. O político, que falava à Voz da América, disse que ” infelizmente há quem deturpa os limites das suas responsabilidades, o que não tem nada a ver connosco”, acrescentando que excesso de zelo e autocensura não nos caracterizam.

ISEP confirma que ACJ obteve o grau de bacharel em engenharia eletrotécnica em 1995

A polémica em torno da formação académica do presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, pode ter chegado ao fim, depois do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) confirmar que o líder do galo negro concluiu a formação em engenharia eletrotécnica em 1995, obtendo o grau de bacharel. Numa nota enviada à agência Lusa, …

ISEP confirma que ACJ obteve o grau de bacharel em engenharia eletrotécnica em 1995 Leia mais »