Política

Leia as principais notícias sobre política do Jornal O Kwanza. Acompanhe e fiscalize o que os políticos têm feito em Angola e no mundo.

Altino Matos e Sebastião Lino podem liderar CA da Edições Novembro e da RNA

O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, poderá, até ao final do ano em curso, efectuar mudanças nos Conselhos de Administração (CA) de alguns órgãos de Imprensa públicos. (…) Para a presidência do CA da RNA é apontado o nome do radialista António Sebastião Lino, ao passo que para render Drummond Jaime na Edições Novembro fala-se do nome do jornalista Altino Matos.

Adalberto Costa

Líder da UNITA defende institucionalização das autarquias em 2023

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defende que o Governo angolano deve institucionalizar as autarquias em 2023. A exigência foi feita no sábado, 24 de setembro, data em que a UNITA convocou uma “marcha pela liberdade”. No final do evento, o político dirigiu-se aos presentes para discursar que a realização das autarquias em 2023 …

Líder da UNITA defende institucionalização das autarquias em 2023 Leia mais »

Engenheiro António Venâncio denuncia lista que “ameaça” quem não votou no MPLA

António Venâncio, militante do MPLA, denunciou a existência de uma lista feita pelo partido no poder que “ameaça” figuras que não votaram na organização política nas eleições de 24 de agosto. De acordo com uma publicação que fez na rede social Facebook nesta segunda-feira, 26 de setembro, tomou conhecimento dessa lista com nomes de militantes, jornalistas e cidadãos notáveis da sociedade que não votaram no MPLA.

Esperança da Costa estreia-se conduzindo destino dos angolanos durante “alguns dias”

A condução dos destinos do País está, agora, nas mãos da vice-Presidente da República, Esperança da Costa, em virtude de uma visita privada de “alguns dias” que o chefe de Estado, João Lourenço, efectua, desde a última sexta-feira, ao Reino de Espanha. Esperança da Costa estreia-se, assim, na política como servidora pública num dos mais altos cargos do aparelho do Estado angolano.

Bornito de Sousa e Nandó solicitam suspensão de mandato parlamentar

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, terá recebido, na última segunda-feira, cartas de Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó), ex-presidente do Parlamento, e de Bornito de Sousa, antigo vice-Presidente da República, respectivamente, a solicitarem a suspensão dos seus mandatos na legislatura que se inicia no próximo dia 15 de Outubro, apurou “O Kwanza” junto de uma fonte do partido rubro-negro.

Líder da UNITA diz que preço do poder “não vale banho de sangue”

O presidente da UNITA, oposição angolana, disse hoje que “o preço do poder não vale tudo, não vale o banho de sangue do povo”, em resposta aos que tencionavam ver a UNITA na rua para conquistar as instituições. Adalberto Costa Júnior, que discursava hoje no final de uma marcha promovida pela União Nacional para a …

Líder da UNITA diz que preço do poder “não vale banho de sangue” Leia mais »

Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó) sai, mas fica como tribuno

Decerto que o leitor já se terá perguntado qual será o futuro político de Fernando da Piedade Dias dos Santos (Nandó), substituído à “testa” da Assembleia Nacional por Carolina Cerqueira, na sequência das quintas eleições gerais realizadas, em Angola, a 24 de Agosto. Pois bem! Saiba que Nandó manter-se-á no hemiciclo, mas na condição de deputado, subordinado ao chefe do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira.

João Lourenço quer “melhores contribuições” dos conselheiros da República

O Presidente angolano espera por “melhores conselhos e contribuições” dos membros do Conselho da República hoje empossados, para que possa “desempenhar com zelo e agir com sabedoria” no exercício das suas funções no novo mandato governamental. João Lourenço, que discursava no Palácio Presidencial, onde conferiu posse aos 23 membros do Conselho da República, no âmbito …

João Lourenço quer “melhores contribuições” dos conselheiros da República Leia mais »

UNITA convoca manifestação pela cidadania para 24 de setembro

A decisão foi aprovada hoje numa sessão extraordinária da reunião do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, orientada pelo presidente do partido, Adalberto da Costa Júnior, segundo um comunicado daquele órgão do maior partido da oposição angolana. “O Comité Permanente constata com preocupação que, apesar da CNE e o Tribunal Constitucional terem atribuído vitoria ao partido do …

UNITA convoca manifestação pela cidadania para 24 de setembro Leia mais »

João Lourenço toma posse após resultados eleitorais contestados pela oposição

O Presidente eleito de Angola, João Lourenço, toma posse hoje, dando início ao seu segundo mandato, perante 12 chefes de Estado e dezenas de outros representantes, mas sem a presença do principal líder da oposição, que contestou os resultados.Na cerimónia de investidura do líder do MPLA, vencedor das eleições de 24 de agosto, marcam presença o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o único país europeu a fazer-se representar ao mais alto nível, e diversos chefes de Estado africanos.