Política

Leia as principais notícias sobre política do Jornal O Kwanza. Acompanhe e fiscalize o que os políticos têm feito em Angola e no mundo.

ONG pede a Angola que investigue agressões a jornalistas

O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) apelou hoje às autoridades angolanas para que garantam a segurança dos repórteres que cobrem protestos e investiguem agressões contra a comunicação social durante a recente greve de taxistas. “As autoridades angolanas devem garantir a segurança dos jornalistas que cobrem os protestos e investigar os recentes incidentes de …

ONG pede a Angola que investigue agressões a jornalistas Leia mais »

UNITA e PRS acusam MPLA de preparar eleições fraudulentas

A UNITA e o PRS, ambos partidos da oposição em Angola, afirmaram que o MPLA, formação política no poder, está a preparar eleições fraudulentas. No entanto, a mesma opinião não é partilhada pela CASA-CE, também da oposição. Estas são reações à conclusão do Centro Africano de Estudos Estratégicos (ACSS, na sigla inglesa), sediado em Washington, de que as próximas eleições …

UNITA e PRS acusam MPLA de preparar eleições fraudulentas Leia mais »

Arnaldo Manuel Carlos é o novo Comandante Geral da Polícia Nacional

Liderou a investigação criminal em Angola.  Foi ele quem fez a ligação entre as autoridades policiais de Portugal e da África do Sul que começaram a vigiar o ex-banqueiro português João Rendeiro. Arnaldo Manuel Carlos foi o homem que em África ajudou a polícia portuguesa a conseguir capturar João Rendeiro. Foi ele, quem, segundo revelou …

Arnaldo Manuel Carlos é o novo Comandante Geral da Polícia Nacional Leia mais »

Embaixador de Angola apela a registo eleitoral de angolanos em Portugal

O embaixador de Angola em Portugal e a cônsul-geral inauguraram hoje em Lisboa o registo eleitoral oficioso dos angolanos na diáspora, que lhes permitirá votar pela primeira vez fora do país, tendo ambos apelado à mobilização da comunidade. “Nós damos início a um ato muito importante para a diáspora angolana, nomeadamente para os angolanos que …

Embaixador de Angola apela a registo eleitoral de angolanos em Portugal Leia mais »

PR exonera Paulo de Almeida do cargo de Comandante Geral da Polícia Nacional

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Paulo Gaspar de Almeida, uma semana depois dos atos de vandalismo que tiveram lugar em Luanda durante uma paralisação de taxistas, foi hoje anunciado. A decisão de João Lourenço, tomada após ouvir o Conselho de Segurança Nacional, foi divulgada através de uma nota da Casa …

PR exonera Paulo de Almeida do cargo de Comandante Geral da Polícia Nacional Leia mais »

João Lourenço lamenta morte de ex-Presidente do Mali

O Presidente angolano, João Lourenço, lamentou, este domingo, a morte do antigo Chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubakar Keita, e endereçou à família enlutada “profundos sentimentos de pesar”. Em nota de condolências dirigida à família do malogrado, o Chefe de Estado afirma ter sido com “profunda tristeza” que tomou conhecimento da morte do ex-Presidente do Mali, …

João Lourenço lamenta morte de ex-Presidente do Mali Leia mais »

João Lourenço transmitia esperança, mas “foi sequestrado pelos radicais”

A UNITA considerou, nesta quarta-feira, que o Presidente João Lourenço, “que transmitia mensagens de esperança, unidade e reconciliação” nos primeiros três anos de governação, foi “sequestrado pelos radicais do regime” e “desde 2020, Angola regrediu”.   “Já nos perguntámos, várias vezes, onde anda o senhor Presidente [da República] de 2017, 2018 e 2019? Onde está o …

João Lourenço transmitia esperança, mas “foi sequestrado pelos radicais” Leia mais »

Opinão Fernando Macedo

Fecho da ZAP Viva: Mais um passo para controlar Comunicação Social em Angola?

O fecho do canal ZAP Viva, de Isabel dos Santos, vai afetar centenas de funcionários. O encerramento de mais uma televisão prova que o Governo de Angola quer controlar todos os meios de comunicação social, diz analista. Fonte: DW O canal ZAP Viva, que pertence à empresária angolana Isabel dos Santos e que estava suspenso …

Fecho da ZAP Viva: Mais um passo para controlar Comunicação Social em Angola? Leia mais »

UNITA expulsa autores do pedido de impugnação e Zé Pedro Cachiungo fica dois anos no ‘estaleiro’

O Conselho Nacional de Jurisdição da UNITA deliberou, no princípio do mês de Dezembro de 2021, a expulsão dos sete membros do partido envolvidos na acção de impugnação da reunião que convocou  o XIII Congresso Ordinário, após acórdão do Tribunal Constitucional de 7 de Outubro, que anulou o acto eleitoral realizado em 2019. O ex-candidato …

UNITA expulsa autores do pedido de impugnação e Zé Pedro Cachiungo fica dois anos no ‘estaleiro’ Leia mais »