Mundo

Macron diz ter “consciência” dos desafios do seu novo mandato

O Presidente da República francês, Emmanuel Macron, tomou hoje posse no Palácio do Eliseu, afirmando que tem “consciência” dos desafios do seu segundo mandato e que vai agir “sem descanso” para tornar a França e a Europa mais independentes, noticiou o site Notícias ao Minuto.  “A consciência da gravidade dos tempos acompanham-me, a guerra, a …

Macron diz ter “consciência” dos desafios do seu novo mandato Leia mais »

Governo italiano confisca suposto iate de Putin avaliado em 650 milhões de euros

A Itália confiscou o iate Scheherazade situado num estaleiro da Marina de Carrara (centro) e que, segundo a equipa de investigação do líder da oposição russo, Alexei Navalni, pertence ao Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou fonte governamental.   O iate era alvo de investigação por parte da polícia italiana e, na noite desta sexta-feira, o Ministério …

Governo italiano confisca suposto iate de Putin avaliado em 650 milhões de euros Leia mais »

Moscovo anuncia destruição de arsenal de armas provenientes dos EUA e UE

O Exército russo destruiu um importante arsenal de armas provenientes dos Estados Unidos e da União Europeia na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, e causou 280 baixas do Exército ucraniano, disse hoje o comando militar russo.  “Um grande arsenal de equipamento militar dos EUA e da UE foi destruído na estação ferroviária de …

Moscovo anuncia destruição de arsenal de armas provenientes dos EUA e UE Leia mais »

ONU preocupada com confrontos entre muçulmanos e cristãos na Etiópia

A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou hoje o seu alarme com os recentes confrontos mortais entre muçulmanos e cristãos ortodoxos na Etiópia e apelou às autoridades para investigarem e responsabilizarem os autores, noticiou o site Notícias ao Minuto. Michelle Bachelet disse estar “profundamente perturbada” com a violência que provocou pelo menos …

ONU preocupada com confrontos entre muçulmanos e cristãos na Etiópia Leia mais »

Josefa Sackou considera que continente africano é o mais vulnerável às mudanças climáticas

O continente africano é o mais vulnerável às mudanças climáticas, apesar de contribuir  com apenas quatro por cento   (4% ) das emissões globais de gases de efeito estufa e é vista com maior probabilidade de sofrer suas piores consequências, considerou, nesta quinta-feira, 21, em Adis Abeba, a Comissária Josefa Correia Sacko. A diplomata africana  que …

Josefa Sackou considera que continente africano é o mais vulnerável às mudanças climáticas Leia mais »

Expulsão de diplomatas da UE na Rússia é “injustificada”

O porta-voz do executivo comunitário para a Política Externa considera que a decisão trata-se de uma “retaliação pura que irá apenas aumentar o isolamento da Rússia”. Reagindo ao anúncio da expulsão de 18 diplomatas da missão da União Europeia (UE) na Rússia, o porta-voz do executivo comunitário para a Política Externa, Peter Stano, declarou a …

Expulsão de diplomatas da UE na Rússia é “injustificada” Leia mais »

França expulsa seis espiões russos “sob cobertura diplomática

Ministério dos Negócios Estrangeiros francês suspeita que os seis funcionários da embaixada em Paris trabalhassem como espiões sob cobertura da embaixada. A França decidiu expulsar seis espiões russos, funcionários da embaixada russa em Paris, e “cujas atividades provaram ser contrárias aos interesses nacionais”, informou o ministério dos Negócios Estrangeiros francês esta segunda-feira. “Após uma longa …

França expulsa seis espiões russos “sob cobertura diplomática Leia mais »

Moscovo declara 18 diplomatas da UE ‘persona non grata’

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou esta sexta-feira ter declarado 18 diplomatas da missão da União Europeia (UE) no país como ‘persona non grata’, perante a expulsão de diplomatas russos de vários países europeus. “Em resposta às ações hostis da UE, 18 funcionários da sua missão na Rússia foram declarados ‘persona non grata’ e …

Moscovo declara 18 diplomatas da UE ‘persona non grata’ Leia mais »

Conflito Rússia versus Ucrânia na óptica de pesquisadores da PUCRS

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia serviu de pretexto para docentes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – entre os quais pontifica o professor Marçal Paredes, também colaborador d’ “OKwanza” – abordaram a História, as Relações Internacionais e os Reflexos na Economia. Vale a pena conferir o ponto de vista dos pesquisadores daquela prestigiada instituição académica brasileira.

Secretas dos EUA estudam estado mental de Putin. As conclusões preocupam

Segundo os serviços de informação dos EUA, as ações de Vladimir Putin poderão ter sido impactadas pelos dois anos de isolamento. O perfil que é desenhado do líder russo revela uma personalidade paranoica e que tenderá a agravar a situação. As secretas norte-americanas transformaram a avaliação do estado mental de Vladimir Putin numa prioridade na última semana, tentando avaliar o seu impacto na gestão da crise ucraniana, segundo indicava a CNN na semana passada.