LAURINDO NETO*

Rússia versus Ucrania: Uma questão pertinente!

Quora: *_Você acha que será possível realizar um julgamento de Nuremberg 2.0 sobre a guerra na Ucrânia?_*

Os factos são idênticos, diferindo o contexto e diferindo a moral internacional, a mesma que suportou a coligação que derrotou Hitler e criou Nuremberga.
Quanto aos factos, uma invasão militar mal coberta pelo refúgio jurídico que dá ou talvez dê guarida a uma operação militar especial, aproxima-se rapidamente do que em Direito Internacional é conhecido como crimes de guerra, genocídio e anexação ilegal de territórios.
Sobre o contexto, a Alemanha nazi não enfrentava a oposição de leis e tratados internacionais subscritos globalmente; Moscovo talvez acabe por enfrentar. Ainda sobre o contexto, Berlim era de longe a maior potência económica e militar da época, a Rússia é tão somente uma das maiores actualmente, e sob o deslize de ter evocado prematuramente a possibilidade do uso do nuclear, perdendo assim um enorme estatuto no que ao equilíbrio mundial pela força compete.
Claro que toda a jactância do género, utilizada também pelo Sr. Kin Jong-Un da Coreia do Norte, arrefecerá quando os oponentes à altura recorrerem ao mesmo discurso.
Para que se pense em Nuremberga, primeiro será necessário recorrer ao que mais falta: a moral internacional para reunir o semelhante a coligação internacional que derrotou Adolfo Hitler, algo que ainda não sei se existe.

Grato pela pertinente questão!

*Dirigente partidário e opinion-maker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *