DESAFO

Palancas com vida difícil na caminhada para a qualificação ao CAN 2023

Não se afigura fácil a caminhada da Selecção Nacional de Futebol, Palancas Negras, na caminhada para a fase final do CAN de 2023, que reúne sempre a fina flor do futebol do continente, e que  a Costa do Marfim vai acolher.
O sorteio inseriu Angola num grupo com o Gana, um dos “grandes”do de África, com presença assegurada no Mundial do Qatar, além do Madagáscar, um conjunto que tem subido muito nos últimos tempos, e da República Centro Africana.
Ausente nas últimas edições da prova, os Palancas sonham regressar à grande montra africana, mas para isso têm de criar condições para um pleno suporte da quase de qualificação, cujas primeiras duas jornadas serao disputadas já de 1 a 14 de Junho, com 48 equipas divididas em 12 grupos, em que se apuram à fase final os dois primeiros de cada, com excepção do grupo H em que está inserido o país anfitrião  e que, por via disso, segue apenas uma selecção.
Entre os lusófonos, Moçambique joga com o campeão em título, Senegal, Benin e Rwanda; Cabo Verde com o Burkina Faso, Togo e Essuatini.
Guiné-Bissau e São Tomé estão no mesmo grupo, mas este último depende de um processo disciplinar para se segue para as eliminatórias, depois de ter vencido em Março as Ilhas Maurícias. Os grupos sorteados são:
Grupo- Nigéria, Serra Leoa, Guiné-Bissau e São Tomé.
Grupo- Burkina Faso, Cabo Verde, Togo e Essuatini.
Grupo C- Camarões, Quénia, Namíbia e Burundi.
Grupo D- Egipto, Guiné Conacry, Malawi e Etiópia.
Grupo E- Gana, Angola, Madagáscar e República Centro Africana.
Grupo F – Argélia, Uganda, Níger e Tanzânia.
Grupo G- Mali, Congo, Gâmbia e Sudão do Sul.
Grupo H- Costa do Marfim, Zâmbia, Ilhas Comores e Lesotho.
Grupo I- República Democrática do Congo, Mauritânia, Gabão e Sudão.
Grupo J- Tunísia, Guiné Equatorial, Líbia e Botswana.
Grupo K- Marrocos, África do Sul, Zimbabwe e Libéria
Grupo L- Senegal, Benin, Moçambique e Rwanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *