CONQUISTA

Mestre Internacional angolano Eugénio Campos “bate” homologo checo Valenta Vit Vaclav em Israel

O Mestre Internacional angolano, Eugénio Campos, venceu o Mestre Fide checo, Valenta Vit Vaclav na quarta jornada do Campeonato Mundial de Xadrez da IPCA, que decorre na municipalidade de Ashdod, Israel, até ao próximo dia 17.
Na partida, o Mestre Fide checo, utilizou a abertura Orangotango, para surpreender o Mestre Internacional angolano. Este, por sua vez, ao invés de procurar provar a refutabilidade de uma abertura irregular, preferiu dar um tratamento normal, evitando as eventuais análises de laboratório do seu adversário.
O desenvolvimento e transição para o meio jogo foi normal. Porém, no vigésimo movimento, o MI Eugénio Campos fez um lance de peão para casa a6, que parecia ser apenas para prevenir o salto do cavalo do MF Valenta Vita Vaclar para casa b5. Contudo, havia a preparação súbtil de uma ruptura com o avanço do peão negro para  casa b5, explorando o cavalo branco na ala de dama, apenas defendido pela dama branca. O MF checo preferiu estabilizar a ala de rei, com um lance profiláctico do peão para casa h3, evitando um salto do cavalo negro para g4. A ruptura aconteceu, remetendo as brancas para defesa. No vigésimo terceiro movimento, o MI angolano deu um xeque de dama em b6, ao que o adversário para não deixar a penetração da mesma nas suas hostes, fugiu com o rei para casa g2, sem temer o bispo negro na grande diagonal.
Houve troca de peões, derivado da ruptura, e quando tudo parecia tranquilo, Eugénio Campos efectuou um sacrifício de cavalo por peão, ao que Valenta Vit Vaclav, tomou com a torre, preferindo complicar para não perder peão, e viu a sua torre pregada pelo bispo e ameaçada por um peão, sem escapatória.
O resto foi questão de técnica, o Mestre Fide checo rendeu-se no lance vinte nove.
As outras partidas ainda decorrem, hoje haverá o congresso da IPCA (International Physically Disabled Chess Association) das 21h00 até às 23h00, que deverá eleger o presidente e o secretário do congresso; o corpo directivo presidente, secretário, 1º vice-presidente e o presidente honorário. Será ainda apreciado o relatório de contas 2018-2022, apresentação de candidaturas e programas e votação.
Igualmente estará em discussão os eventos da IPCA para 2023; propostas dos degados dos países e a participação da IPCA na 44ª Olimpíada de Xadrez em Chennai, Índia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *