ÓBITO

Filipe Zau consternado com morte do músico Zeca Tirilene

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, manifestou, este domingo, consternação pela morte do músico, compositor e guitarrista José Joaquim Júnior “Zeca Tirilene”.

Guitarrista do agrupamento Os Kiezos, Zeca Tirilene faleceu sábado, numa unidade sanitária em Luanda, vítima de doença.

Numa mensagem de condolências, o ministro manifesta dor e tristeza pela morte de uma referência do mercado musical angolano.

Nascido a 17 de Abril de 1953, começou a sua carreira no Sambizanga, mais concretamente no Braguês, onde logo de seguida foi solicitado pelo Grupo “Os Kinzas”, em meados dos anos 60.

Em 1968, como guitarrista e organista, Zeca Tirilene foi convidado pelo cantor e compositor Massano Júnior” para integrar e fundar o grupo “África Show”.

Após a Independência de Angola, Tirilene integra o agrupamento “Os Merengues” e, em 1977, ingressa no conjunto Os Kiezos.

Em 1986, Zeca Tirilene, deixa o conjunto Os Kiezos para integrar o grupo musical Instrumental 1º de Maio, este passou depois a chamar-se Semba África, com nomes conhecidos da Música Popular Angolana, como Massano Júnior, Tedy Nsingui, Raúl Tolingas e Dina Santos.

Em 2002, o músico retornou ao conjunto Os Kiezos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *