MORREU GARY BROOKER, VOCALISTA DOS PROCUL HARUM

Calou-se a voz do clássico ‘A Whiter Shade of Pale’

O vocalista e pianista de um dos maiores sucessos dos anos 60 faleceu no passado fim de semana. “Foi a única constante definidora dos 50 anos de carreira internacional dos Procol Harum”

O vocalista e pianista de um dos maiores sucessos dos anos 60 faleceu no passado fim de semana. “Foi a única constante definidora dos 50 anos de carreira internacional dos Procol Harum”

Morreu no passado fim de semama Gary Brooker, vocalista da banda inglesa Procol Harum. Contava 76 anos e sofria de cancro. Brooker era o vocalista e pianista dos maiores sucessos do grupo, entre os quais ‘A Whiter Shade of Pale’, lançado em maio de 1967 e considerado um dos maiores expoentes da pop barroca.

Numa longa nota, a banda britânica lamentou a morte do seu fundador: “Ele iluminava qualquer sala em que entrava. A sua gentileza com os fãs era lendária. Era notável pela sua individualidade, integridade e, ocasionalmente, excentricidade teimosa”.

“A sagacidade mordaz e o apetite pelo ridículo fizeram dele um contador de histórias inestimável (e as suas brincadeiras surreais entre as músicas criaram um contraste fascinante com a gravidade das performances dos Procol Harum)”, pode ler-se. “A voz e o piano de Gary foram a única constante definidora dos 50 anos de carreira internacional dos Procol Harum”, que venderam mais de 10 milhões de exemplares do single que encabeçou o álbum de estreia do grupo, e que ao longo das décadas seguintes conheceria várias versões – entre os quais uma interpretada por Annie Lennox.

Recorde aqui ‘A Whiter Shade of Pale’, um dos ‘hinos’ do ‘Summer of Love’ de 1967, composição de Gary Brooker e do teclista Matthew Fisher, com letra de Keith Reid:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *