Cultura

Acompanhe o universo da música, literatura, cinema, arte e televisão angolana e do mundo, compartilhe conhecimento com o Jornal O Kwanza.

Palácio de Ferro acolhe, neste sábado, workshop sobre empreendedorismo cultural

“Geração da economia através da criatividade” é o tema do workshop sobre empreendedorismo cultural que vai decorrer no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, este Sábado, 24 de Setembro, das 9h30 às 12 horas, sob a égide da Academia Produza em parceria do Palácio de Ferro. A iniciativa vai juntar os artistas Totó St, Gersy Pegado, Sophia Buco e os gestores culturais Rui Last-Man e João Vigário numa mesa onde vão trazer à tona os desafios dos negócios na área criativa.

Mátias Damásio, Peróla e C4 Pedro nomeados para o “All Africa Music Awards”

Três angolanos estão listados nas nomeações da Edição 2022 do All Africa Music Awards cuja relação foi tornada pública nesta Quarta-Feira, 21/09, pela Comité Executivo Internacional em parceria com a Comissão da União Africana. Matias Damásio com a música “Como Antes”, concorre na categoria de Melhor Compositor do Ano, Pérola com a música Sincera, está …

Mátias Damásio, Peróla e C4 Pedro nomeados para o “All Africa Music Awards” Leia mais »

José Eduardo Agualusa vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos da APE

O escritor José Eduardo Agualusa foi o vencedor do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o livro O Mais Belo Fim do Mundo (Quetzal), anunciou esta quinta-feira a organização. O livro reúne crónicas, contos, notas diarísticas e divagações, escritos entre 2018 e 2021 na revista Visão, na …

José Eduardo Agualusa vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos da APE Leia mais »

«Há problemas que merecem ter voz e serem pensados»

Alice Neto de Sousa é o novo fenómeno da poesia portuguesa. Convidada regular do programa «Bem-Vindos», da RTP África, viu o seu poema «Poeta» tornar-se viral nas redes sociais, no início deste ano. Afirma-se como «inquieta por natureza, nas palavras e nas escolhas» e conta-nos que, atualmente, devota o seu tempo a pensar sobre questões sociais e a escrever às prostitutas do metro do Martim Moniz. Falámos com a poeta sobre as suas inspirações, os seus objetivos e as repercussões da sua popularidade na internet.

José Severino (Pacaça) lança livro de memórias de Benguela em Lisboa

Aos 81 anos, José Severino, presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), que alguns conhecem por «Pacaça» ou por «Dinho», publica Batalhas, Peripécias e Economia num Recanto de Angola, um livro de memórias da Benguela dos anos 60 e 70, que cruza as estórias dos angolanos, com a história de Angola, desde as primeiras acções …

José Severino (Pacaça) lança livro de memórias de Benguela em Lisboa Leia mais »

Cremilda de Lima oferece “A História da Literatura Infantil Angolana” ao Centro Educacional Yola Castro

A escritora Cremilda de Lima ofereceu, na tarde da última quarta-feira, cem livros de sua autoria às bibliotecas de rua do “Centro Educacional Yola Castro”, sito no distrito urbano do Sambizanga, em Luanda. Intitulados “A História da Literatura Infantil Angolana”, os livros foram entregues à matrona da instituição, Yola Castro, que agradeceu a confreira, que, …

Cremilda de Lima oferece “A História da Literatura Infantil Angolana” ao Centro Educacional Yola Castro Leia mais »

O “ai Jesus” do auditório feminino angolano das décadas de 80 e 90 morreu num dia como hoje

O músico e compositor angolano Fernando Pires da Graça «Diabick», que, nas décadas de 80 e 90, fez as delícias de muitos nós, partiu para eternidade no dia 04 de Março de 2017. Foi num dia como hoje. Partiu do «mundo cão», ao qual tinha sido votado, à “boleia” de uma insuficiência renal que, com o flagicioso conhecimento das autoridades do País, em geral, e do MPLA, em particular, o apoquentava há mais de três anos.

‘Ar Condicionado’ é a longa metragem vencedora do Unitel Angola Move

O filme Ar Condicionado, do realizador Fradique, foi a longa metragem vencedora do Unitel Angola Move, que premiou também a curta-metragem “1999” e “O Alambamento da minha cultura” na categoria Documentário. Concorreram ao Unitel Angola Move mais de 150 filmes, entre longas e curtas metragens e documentários , produzidos entre 2019 e 2021, tendo passado …

‘Ar Condicionado’ é a longa metragem vencedora do Unitel Angola Move Leia mais »

Músico angolano Mário Rui Silva actua em Setembro no Reino Unido

O músico angolano Mário Rui Silva fará dois concertos em Setembro no Reino Unido, à boleia da edição recente de uma compilação inglesa de canções do autor, anunciou na última quinta-feira a editora londrina “Time Capsule”. Fonte: Lusa “Guitarrista, cantor e compositor angolano, Mário Rui Silva vai ter finalmente o reconhecimento que merece”, afirma o editor da Time …

Músico angolano Mário Rui Silva actua em Setembro no Reino Unido Leia mais »