Cultura

Acompanhe o universo da música, literatura, cinema, arte e televisão angolana e do mundo, compartilhe conhecimento com o Jornal O Kwanza.

Elza Soares, considerada a ‘voz brasileira do milênio’, morre aos 91 ano

Elza Soares morreu hoje, aos 91 anos, de causas naturais. A informação foi anunciada por meio do perfil oficial do Instagram da cantora. “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo”, diz o texto assinado por Pedro Loureiro, …

Elza Soares, considerada a ‘voz brasileira do milênio’, morre aos 91 ano Leia mais »

Rara escrita africana oferece pistas sobre a evolução da escrita

A escrita evoluiu para se tornar mais simples e eficiente, de acordo com um novo estudo baseado na análise de um sistema de escrita isolado da África Ocidental. A primeira invenção mundial da escrita ocorreu há mais de 5.000 anos no Oriente Médio, antes de ser reinventada na China e na América Central. Hoje, quase todas …

Rara escrita africana oferece pistas sobre a evolução da escrita Leia mais »

Músico Dom Caetano sugere trabalho contra lacuna de composição

O músico angolano Dom Caetano disse haver muitos problemas na composição actual das músicas angolanas e apelou à nova vaga de cantores a maior trabalho para os superar. Dom Caetano, que falava à ANGOP em alusão ao 15 de Janeiro, Dia Mundial do Compositor, aconselhou os jovens a se inspirarem em trabalhos de consagrados como …

Músico Dom Caetano sugere trabalho contra lacuna de composição Leia mais »

Filipe Zau consternado com morte do músico Zeca Tirilene

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, manifestou, este domingo, consternação pela morte do músico, compositor e guitarrista José Joaquim Júnior “Zeca Tirilene”. Guitarrista do agrupamento Os Kiezos, Zeca Tirilene faleceu sábado, numa unidade sanitária em Luanda, vítima de doença. Numa mensagem de condolências, o ministro manifesta dor e tristeza pela morte de …

Filipe Zau consternado com morte do músico Zeca Tirilene Leia mais »

Sede da UNAP em estado avançado de degradaçãoEdifício – Infra-estrutura tem mais de 40 anos

Localizada no centro da cidade de Luanda, edifício da União Nacional dos Artistas Plásticos «clama» por obras de requalificação. Instituição deixou de receber verbas do Estado em 2019. Direcção está à procura de parcerias para mudar o quadro. O edifício onde funciona, há 45 anos, a sede da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), localizado …

Sede da UNAP em estado avançado de degradaçãoEdifício – Infra-estrutura tem mais de 40 anos Leia mais »

Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar Oscar de melhor ator, morre aos 94 anos

Morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos, o ator Sidney Poitier. O astro era conhecido por filmes como “Adivinhe quem vem para o jantar” (1967), “No Calor da Noite” (1967), “Ao mestre, com carinho” (1967) e “Uma voz nas sombras” (1963). Este último lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1964 e fez dele o …

Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar Oscar de melhor ator, morre aos 94 anos Leia mais »

A vida e obra do músico e compositor angolano Eduardo Paim (General Kabwengo)

Eduardo Paím (Brazavile, República do Congo, 13 de abril de 1964) é um músico angolano, que exerceu uma grande influência no circuito musical angolano na década de 80, surgindo no início da década de 90 em Portugal, como um dos mais influentes criadores do género musical conhecido como Kizomba.   Em Angola ponto alto da …

A vida e obra do músico e compositor angolano Eduardo Paim (General Kabwengo) Leia mais »

“Magalenha” de Carlinhos Brown na 22.ª edição do “Grammy Latino” 2021

A 22ª edição da maior premiação da música latina acontece no dia 18 de novembro em Las Vegas, e entre as canções escolhidas para abrir a premiação, está “Magalenha”, reconhecida como uma composição que revolucionou a forma de produção musical e proporcionou uma nova visão sobre a música brasileira. Essa canção de Carlinhos Brown ganhou …

“Magalenha” de Carlinhos Brown na 22.ª edição do “Grammy Latino” 2021 Leia mais »

Ngondo expôe “Muxima” para Inglês ver, angolanos marcam presença com ausência

A ausência angolana, no evento, pareceu mostrar que a alma, o talento e a irreverente força do artista, nascido em Luanda, o mesmo que traz permanentemente consigo a Angola como fonte, está mais dirigida para os outros – inglês, europeu ou estrangeiro. Fica, em suma, mais dirigida, para o Mundo! O que decerto não é mau… Uma situação que encerra uma ambiguidade, que como todas as ambiguidades, traz contida, tanto o sorriso, como a lágrima!