Comunicado de imprensa

Mensagem Pastoral da CEAST sobre as Eleições Gerais de 2022

A hora é para a Nação em construção e para o Estado em consolidação; a hora é para todos nós que acreditamos no amanhã da paz, da cidadania, da inclusão, da meritocracia, do patriotismo, do desenvolvimento humano, social e cultural e do verdadeiro estado democrático e de direito. 

“Economia Azul representa uma nova fronteira para o desenvolvimento do continente africano”

Esta posição foi  vincada na sua intervenção  no workshop para o desenvolvimento do plano quinquenal da adopção da estratégia da economia azul. Para a diplomata africana  este e um marco para a realização da “África que Queremos”, conforme contido no  plano de desenvolvimento, Agenda 2063. “ O  conceito de economia azul, portanto, abrange uma gama …

“Economia Azul representa uma nova fronteira para o desenvolvimento do continente africano” Leia mais »

“Regozijamo-nos pela proposta de Direito de voto de angolanos residentes no exterior do País”

“O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, lançou a iniciativa referente à revisão pontual da Constituição, focalizando-se – entre outros – nos seguintes aspectos: A eliminação do princípio de gradualismo no processo de institucionalização das autarquias locais no País; A clarificação do modelo de relacionamento entre o Presidente da República como Titular do Poder …

“Regozijamo-nos pela proposta de Direito de voto de angolanos residentes no exterior do País” Leia mais »

“Querem ferir o meu orgulho e a dimensão patriótica dos meus feitos ao serviço do Povo Angolano”

Com pedido de publicação, recebemos um Comunicado do general das Forças Armadas Angolanas (FAA) Higino Carneiro, no qual defende a sua honra, por um lado, e, por outro, repudia, em toda a linha, o que considera ser uma “obra patética” daqueles que pretendem credibilizar o partido UNITA às custas do seu nome. Na sobredita declaração, o militante de o MPLA e ex-governante Higino Carneiro deplora o facto de ser vítima de calúnias e mentiras. À vossa atenção:

Manifestemo-nos pelo fim da “criminalidade policial” em Angola

A Constituição da República de Angola – CRA, no seu Artigo 1º., destaca a dignidade da pessoa humana como um dos Princípios Fundamentais da República de Angola. No elenco de Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais, a CRA estabelece como o primeiro de todos o Direito à Vida e reconhece a inviolabilidade da vida da pessoa …

Manifestemo-nos pelo fim da “criminalidade policial” em Angola Leia mais »

PLATAFORMA 27 de MAIO defende separação do processo do “27 de Maio de 1977” dos demais “conflitos políticos,”

As associações integradas na PLATAFORMA 27 de MAIO, designadamente: a Associação 27 de Maio, a Associação M27 e o Grupo de Sobreviventes do 27 de Maio, levam ao conhecimento da opinião pública Angolana e Internacional o seguinte comunicado: 1. A PLATAFORMA 27 de MAIO tomou conhecimento da aprovação pela Assembleia Nacional, no passado dia 21 …

PLATAFORMA 27 de MAIO defende separação do processo do “27 de Maio de 1977” dos demais “conflitos políticos,” Leia mais »

AJA exorta Polícia a respeitar a CRA e profissionais que neste período estão obrigados a prestar trabalho

Foi com alguma apreensão que Associação dos Juízes de Angola – AJA, tomou conhecimento pelos órgãos de comunicação social da informação prestada pelo porta-voz da Polícia Nacional, que dava conta de factos imputados a um Magistrado Judicial, cuja identificação foi exposta na referida informação, segundo a qual o Magistrado visado violou a cerca sanitária imposta …

AJA exorta Polícia a respeitar a CRA e profissionais que neste período estão obrigados a prestar trabalho Leia mais »

“É chegada a altura de se discutir a vocação democrática de quem governa este País”

“A UNITA tem acompanhado desde a véspera do XIII Congresso Ordinário até hoje, na imprensa pública e em abordagens directas efectuadas por entidades ligadas ao regime, uma sistematizada campanha contra a UNITA com enfoque no seu líder, Adalberto Costa Júnior. A intensa agenda abraçada pelo Presidente da UNITA, em especial o diálogo com as comunidades e com as mais variadas instituições em diferentes províncias, os actos públicos com estrondosas presenças de participantes e o êxito obtido em visitas ao exterior, num claro sinal de popularidade, perturbam o regime e as suas lideranças que se têm mostrado incapazes de trazer soluções eficazes aos múltiplos problemas que afectam o nosso País.

“Não há angolanos infectados pelo COVID-19 na África do Sul”

PRETÓRIA, 19 MARÇO 2020. A Embaixada de Angola na República da África do Sul continua a monitorar permanentemente o quadro de alastramento do Novo Coronavírus neste país que já afecta mais de 116 pessoas.  Deste universo, não há nenhum angolano infectado pelo que esta Missão Diplomática, através dos Sectores da Saúde e Consular, criou uma …

“Não há angolanos infectados pelo COVID-19 na África do Sul” Leia mais »

Angola e Austrália projectam intensificar cooperação no sector mineiro

A embaixadora de Angola na África do Sul, Sua Excia. Filomena Delgado, recebeu hoje, 27/01, em audiência, a sua homóloga da Austrália Sua Excia. Gita Kamath para passar em revista a cooperação bilateral e multilateral. A diplomata australiana, disse tratar-se de uma visita de cortesia para recolher informações sobre as áreas prioritárias do Executivo angolano para o investimento estrangeiro.